sexta-feira, 21 de outubro de 2011

2o. Seminário Internacional Planejamento Urbano e Serviços Ambientais

O Movimento Pró-Árvore se fez presente no Seminário acima, na UECE nos dias 11 a 13 deste.

Na ocasião assistimos excelente palestra da bióloga e ecóloga Gunilla Hjorth da prefeitura de Estocolmo, Suécia, que disse que naquela capital em qualquer ponto da cidade se pode caminhar 300 m e adentrar uma área verde conservada.
Eles consideram em seu trabalho na cidade a Estrutura Verde Integrada que é um conjunto de 40 %  de áreas verdes no entorno da capital que se integram e a Consciência Ambiental Popular. Há um Parque Nacional e 7 Reservas Naturais - 30 % de áreas protegidas, 4 mil ha.
Como ferramentas de planejamento utilizam o Mapa de Biotopos com a lista das espécies ocorrentes e Mapa de Sociotopos onde consta a qualidade de recreação nestas áreas naturais.
Falou do Fator Verde que está relacionado aos serviços dos ecossistemas tendo como pilares a Adaptação ao clima, a Recreação e a Biodiversidade. Considerando diversas variáveis o fator verde a ser alcançado foi calculado em 0,6, o que corresponde a 60 % de áreas verdes na capital, para áreas residenciais.

Monitoramento da Biodiversidade - outra atividade desenvolvida usando Indicadores Biológicos que são espécies ameaçadas, indicadoras ou chave. Foram escolhidos o Carvalho (Quercus), um sapo (Bufo) e um pássaro (Parus cristatus)  para este monitoramento.

Mostramos a ela nosso livro Flores da Caatinga, que apreciou bastante.
Mostrou ser uma ótima profissional além de simpática e cativante.

Enfim, foi coisa de primeiro mundo !

____________________________________________________________
Imaginem então aqui em Fortaleza serem monitoradas nossas Macaúbas, Jias e Socós !!!!!!!!  e estabelecidas um conjunto de áreas verdes integradas !!!!!!!!!!!!.......................Um sonho ????
Avante Movimento !!!

Também mantivemos contato com Adalberto Alencar da ONG CEPEMA, uma das mais antigas e atuantes no Ceará.



                                                                         Gunilla Hjorth


                                                             Com Prof. Jeovah Meireles



Para completar vimos na entrada da UECE uma linda Caraúba (Tabebuia aurea) e visitamos a Barriguda (Ceiba glaziovii) que plantamos em 2002, oriunda de Quixadá, agora sem uma folha, cheia de acúleos e também a Madeira-nova (Pterogyne nitens), plantada no mesmo ano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário