domingo, 26 de fevereiro de 2012

Plantio na Beira Mar 1

Dia 26.12.2011, em plena época de festas, lá estávamos nós, após às 22:30h plantando um Pau-ferro (Libidibia ferrea) e um Cumaru (Amburana cearensis) na Beira Mar, Volta da Jurema, ao lado do Anfiteatro. E vamos continuar...







domingo, 19 de fevereiro de 2012

Pró-Árvore no lançamento dos estudos para o Inventário Arbóreo de Fortaleza

Dia 20.12.2011, o Pró-Árvore esteve presente no Horto Municipal, no Passaré, no lançamento dos estudos para o Inventário Arbóreo de Fortaleza. Trata-se de um levantamento qualitativo e quantitativo de nossas árvores urbanas, a situação da arborização e de nossa áreas verdes.
A proposta de consultoria aprovada pela SEMAM foi a da Prof. Lúcia Brito da UECE, que afirmou que o levantamento será feito por alunos da UECE, o que achamos um absurdo, pois se trata de um conhecimento técnico especializado, que envolve o saber taxonômico no campo. Esperamos que o estudo seja feito com rigor e vamos acompanhar o desenrolar dos trabalhos, desde que seja possível.
Os discursos foram os mesmos de sempre, de que a Prefeitura já fez muito pelo meio ambiente, tal e tal. Ou seja discursos vazios de significado, sem emoção, sem compromisso, como é o de praxe em política. Cada um está "salvando sua pele" e muito provavelmente pensando em sua situação em um ano eleitoral - 2012. O importante é que estivemos lá, mostrando a nossa cara, eu, o Paulo Borges, O Bruno Ary, a Thaís Monteiro e o Ednaldo Nascimento, que a meu pedido falou ao microfone sobre nossa preocupação com a qualidade dos trabalhos a serem realizados para este Inventário, essencial para a elaboração do já tão propalado Plano Diretor de Arborização de Fortaleza.





















Empós, "ganhamos" o Horto e conseguimos com o Pontes 10 mudas de árvores, como Pau-ferro, Cumaru, Pereiro, Freijorge, Urumbeba (maior cacto do Brasil).........

Desta feita, a Prefeitura passou a nos conhecer, embora apenas inicialmente...............com o tempo todos saberão a que viemos !

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

8a. Ida ao Mato - Serra da Aratanha

No domingo, 18.12.2011 fomos construir a 8a. Ida ao Mato, desta feita no lado sul da serra da Aratanha, subindo por Jubaia, distrito de Maranguape.
Na turma, Martha, Adriana, Paulo, Bruno, Leo, Luiz Cabral e Estela, Gabriel e eu, 9 pessoas e centenas de árvores avistadas naquela serra.

Fomos mostrando algumas árvores até então desconhecidas da turma como Alseis floribunda, Basiloxylon brasiliensis (Piroá), uma enorme Gameleira-branca (Ficus cf. insipida), no meio de um riacho, Oiti, Ingá-de-bucha, Gustavia augusta, um enorme Pau-ferro (Libidibia ferrea), com mais de duzentos anos possivelmente, o Mameluco (Terminalia cf. mameluco), e muito Babaçu (Attalea speciosa) que aumentou naquela serra devido a abertura de clareiras que favorecem esta palmeira.
Outra palmeira vista nesta serra foi o Catolé (Syagrus cocoides).
Também vimos muitas árvores que não sabemos quais são, cabendo estarem floridas/frutificadas e quem possa subir nelas e coletar material para estudo.
Outra árvore vista bem interessante é o Jaracatiá (Jacaratia spinosa), da família do Mamoeiro, tendo sido conseguidas algumas mudas que ficaram com o Luiz Cabral.




































Mais uma tarde ladeados e embevecidos com coleções naturais de árvores !