sábado, 19 de novembro de 2011

No Jardim Botânico de São Gonçalo - 4a. ida ao Mato

No dia 06.11, domingo,  foi a vez de mostrarmos o Jardim Botânico de São Gonçalo, onde apresentamosdiversas plantas ao pessoal do grupo. As plantas: Mirindiba (Buchenavia tetraphylla),  Massaranduba (Manilkara triflora), Janaguba (Himatanthus drasticus), que tem um "leite" (látex) medicinal, Embiriba (Xylopia sericea), Guajiru (Chrysobalanus icaco), Ameixa (Ximenia americana), Mapirunga (Myrcia sp.), Batiputá (Ouratea sp.) cujos frutos encerram um óleo riquíssimo outrora explorado. 






                                                              Vespas (Hymenoptera - Vespidae) na Mapirunga - ói, ói !

                                                                                     No Pró-Árvore é só alegria !


Puçá (Mouriri cearensis) - frutífera, Almesca (Protium heptaphyllum) que produz resina extremamente perfumada, Pau-pombo (Tapirira guianensis) árvore muito abundante no litoral e que ocorre em quase todo o Brasil, Oiticica-brava (Parinari campestris).

E então foram todos se encantando com aqueles matos, aquelas plantas maravilhosas e antes desconhecidas, mas agora comuns a todos, graças, claro, ao Pró-Árvore ! ô Grupo Massa !
Presentes: Martha Ary. Maíra Ary, Bruno Ary, Leo Jales, Thaís Monteiro, Gabriel Parente e eu - só gente fina !

                                                                                                           Janaguba
                                       





                                                             Comendo um fruto tóxico - Gulari (Strychnos parvifolia)

                                                                                             De cócoras na Ameixa

Junto ao Croatá (Bromelia karatas)



 


                                                     
                                                                                             Meditando nos matos

                                                                                        Semente alada da Janaguba


Enfim, como sempre, foi Maravilhoso, afinal, todos sabem - é o Pró-Árvore !

No Percursos Urbanos Olhares Voadores

Em 05.11 estivemos presentes no P.U. de observação de pássaros, olhando para cima, pro alto, no céu e nas ÁRVORES, que bem abrigam e alimentam as aves. Mediados por Sanjay Veiga um apaixonado e estudioso das aves, que sempre está a olhar pro alto.
Fomos a Floresta do Curió, em Messejana, nas trilhas pela Mata de Tabuleiro sempre olhando para cima. Vimos inicialmente o Vem-vem (Euphonia chlorotica) linda ave de peito amarelo e canto característico de duas notas, daí os nomes Vem-vem, Vim-vim, Fim-fim (mas parece mesmo um assobio).

Tem até uma música de nosso rei Luiz Gonzaga, Cantiga de Vem-vem:

Vivo sempre escutando a cantiga de vem vem
quando ouço ele cantando penso ser você que vem
vivo de olho no caminho porque não chega ninguém
ai ai ai por fim não chega ninguém
quando perco a esperança parece uma tentação
me sento lá no terreiro
escoro o rosto com a mão
sem plano pobre coitado
fazendo risco no chão
ai ai ai fazendo risco no chão
tá vendo meu bem
tá vendo como é doce querer bem
faz inté levar em conta a cantiga de vem vem
ai ai ai a cantiga de vem vem


Lindas demais a letra e a música !

Em seguida vimos um casal de Verdelino (Dacnis cayana) sendo o macho azul com preto e a fêmea verde, um casal colorido ! Daí fomos andando na trilha da mata, vendo plantas e aves.


Na Murta (Eugenia punicifolia)

Pró-frutim na Murta
                                        

                                                          Praíba (Simarouba versicolor)



Sr. Florêncio e filha vendo um Camará (Lantana camara)






Depois fomos à Lagoa da Precabura em busca das aves aquáticas, ao entardecer. Vimos Garças, Jaçanãs, Socós e o famoso Gavião-peregrino (Falco peregrinus) que vem do Alaska, passa por aqui e vai até a Patagônia (Ô bicho voador !). Passou sobre nós tão rápido que ninguém o fotografou............









E assim a noite nos encontrou com seu manto escuro, às margens da lagoa, junto a tantas aves e fomos embora com a mente nos céus........



terça-feira, 8 de novembro de 2011

3a. Ida ao Mato

À tarde no mesmo dia 30, com os mesmos integrantes, fiéis e dedicados se deu a 3a. ida ao Mato do Pró-Árvore. Desta feita seguimos rumo às terras da Encantada, próximo ao Iguape.

No caminho fomos parando e apresentando à turma algumas plantas como a Ubaia (Eugenia luschnathiana), a Ubaitinga (Eugenia sp.), o Jatobá (Hymenaea courbaril) que estava com os frutos no chão, a Ameixa (Ximenia americana) cujos frutos foram bem apreciados pelo pró-frutim, a Goiaba-de-jacu (Psidium sartorianum) que tem um tronco ornamental.



                                                                   Perdido na estrada







Vimos também a Massaranduba, já vista pela manhã e o Batiputá (Ouratea sp.) que encerra em seus frutos um óleo riquíssimo e outrora explorado.

Mas o pessoal se animou mesmo foi com os cajus (Anacardium occidentale) que ladeavam a estrada e foram se refastelando, principalmente quando acharam um cajueiro meio feinho, num lugar meio sem graça mas com um pequeno caju vermelho bem doce.....................não sobrou um para remédio, o pessoal voava para alcançar aqueles pequenos e saborosos frutos, foi uma festa !
Daí se criou o pró-cajuzim !





Daí finalmente fomos ao objetivo final - adentrar a terra indígena dos Jenipapo-Kanindé, antes "os cabeludos da Encantada", com área de mais de 1.400 ha. Fomos guiados pelo índio Preá, filho da cacique Pequena e saímos em busca do Miolo-de-negro (Peltogyne sp.) uma árvore rara.....................e o achamos quando já eram cinco da tarde ! Ô pessoal quente !

Pelos caminhos arenosos entre as moitas e árvores fomos nos deliciando de Natureza e a turma conheceu a Almesca (Protium heptaphyllum) e sua resina extremamente perfumada, o Carrapicho-de-cavalo (Krameria tomentosa) que o Bruno vai semear no intuito de seu uso em jardim e o Marfim (Agonandra brasiliensis) que tem uma folhagem "pendurada em choro".









Miolo-de-negro (Peltogyne sp.)


Resumindo - foi  MARAVILHOSO !
E viva o Movimento Pró-Árvore !!!