quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Movimento Pró-Árvore no Antenas e Rotativas

Em 19.10, nosso Movimento se fez presente no prestigiado programa de rádio da Cidade AM 860, do Dr. Cid Carvalho uma das mais ilustres e valiosas personalidades de nossa terra. Motivo de orgulho então para todos nós.












Fomos eu, Leonardo Jales e Luiz Cabral, todos plantadores de árvores. Falamos do descaso com nossa arborização, da importância das áreas verdes e assuntos correlatos, como algumas árvores, o uso exagerado do Nim, a importância das espécies nativas, com a participação do escritor e jornalista Vicente Alencar. Também aproveitamos e levamos nosso livro Flores da Caatinga, publicado pelo INSA/MCT para divulgação.

Ótima e primeira participação na rádio, divulgando nossas ideias pelo ar a milhares de ouvintes !
Viva ao Pró-Árvore !

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em defesa das árvores de Parangaba

Dia 14.10 estivemos eu e Luiz Carlos Cabral, representantes do Pró-Árvore, em apoio à manifestação de repúdio ao grande corte de árvores para construção do Shopping Parangaba. Lá conhecemos o Sr. Jehovah Pedra de 81 anos que juntamente com Roberto Veras representaram o movimento que fazem em prol da preservação do patrimônio histórico de Parangaba.












Duas redes de televisão cobriram o ato e o Luiz Carlos falou em nome do Pró-Árvore, comparecendo também um grande defensor da área, o vereador João Alfredo que tem atuado de forma rígida nesta questão. Também o ambientalista Josael Lima.

2o. Seminário Internacional Planejamento Urbano e Serviços Ambientais

O Movimento Pró-Árvore se fez presente no Seminário acima, na UECE nos dias 11 a 13 deste.

Na ocasião assistimos excelente palestra da bióloga e ecóloga Gunilla Hjorth da prefeitura de Estocolmo, Suécia, que disse que naquela capital em qualquer ponto da cidade se pode caminhar 300 m e adentrar uma área verde conservada.
Eles consideram em seu trabalho na cidade a Estrutura Verde Integrada que é um conjunto de 40 %  de áreas verdes no entorno da capital que se integram e a Consciência Ambiental Popular. Há um Parque Nacional e 7 Reservas Naturais - 30 % de áreas protegidas, 4 mil ha.
Como ferramentas de planejamento utilizam o Mapa de Biotopos com a lista das espécies ocorrentes e Mapa de Sociotopos onde consta a qualidade de recreação nestas áreas naturais.
Falou do Fator Verde que está relacionado aos serviços dos ecossistemas tendo como pilares a Adaptação ao clima, a Recreação e a Biodiversidade. Considerando diversas variáveis o fator verde a ser alcançado foi calculado em 0,6, o que corresponde a 60 % de áreas verdes na capital, para áreas residenciais.

Monitoramento da Biodiversidade - outra atividade desenvolvida usando Indicadores Biológicos que são espécies ameaçadas, indicadoras ou chave. Foram escolhidos o Carvalho (Quercus), um sapo (Bufo) e um pássaro (Parus cristatus)  para este monitoramento.

Mostramos a ela nosso livro Flores da Caatinga, que apreciou bastante.
Mostrou ser uma ótima profissional além de simpática e cativante.

Enfim, foi coisa de primeiro mundo !

____________________________________________________________
Imaginem então aqui em Fortaleza serem monitoradas nossas Macaúbas, Jias e Socós !!!!!!!!  e estabelecidas um conjunto de áreas verdes integradas !!!!!!!!!!!!.......................Um sonho ????
Avante Movimento !!!

Também mantivemos contato com Adalberto Alencar da ONG CEPEMA, uma das mais antigas e atuantes no Ceará.



                                                                         Gunilla Hjorth


                                                             Com Prof. Jeovah Meireles



Para completar vimos na entrada da UECE uma linda Caraúba (Tabebuia aurea) e visitamos a Barriguda (Ceiba glaziovii) que plantamos em 2002, oriunda de Quixadá, agora sem uma folha, cheia de acúleos e também a Madeira-nova (Pterogyne nitens), plantada no mesmo ano.







terça-feira, 18 de outubro de 2011

E antes ?

Como nasceu a ideia de nos unirmos em prol de nossas árvores, de nosso verde ?

Bem, foi em um encontro no apartamento da Zaíra Ary, no dia 16.07.2011, quando ela nos falou da vontade de se criar algo nesse sentido e como nós já tínhamos isto dentro de nós, eu, Martha Ary e o Paulo Borges do Instituto Gaia, iniciamos a construção deste verde edifício. E como parece que nada é por acaso, eu estava a finalizar o levantamento de todas as espécies de árvores de Fortaleza, para apresentação no 62o. Congresso Nacional de Botânica, a ser realizado no início de agosto, aqui em Fortaleza...........................juntou-se o peixe com a água !




E então, no dia 08.08.11 apresentei o Painel As Árvores Urbanas de Fortaleza, no Congresso supra referido, mostrando que começamos com base, fundamentados no CONHECIMENTO, e que não estamos aqui e ali para brincar.....................(a não ser à sombra de frondosas árvores).......................e sim para reivindicar o que nos é de Direito....................um mundo mais equilibrado, com árvores e árvores !!!!!!!!!!!!!





Grande abraço a todos !

Antonio Sérgio

sábado, 15 de outubro de 2011

1a. ida ao MATO






Murta (Eugenia punicifolia)


Pirrixio (Batis maritima)

Fotos: Leo Jales
__________________________________________________________________________________



Em 12.10, feriado, o Pró-Árvore, por 3 de seus membros, eu, Leo Jales e Thaís Monteiro fomos dar uma olhada em algumas feições litorâneas da vegetação, no lugar Pucaba/Mangabeira, Eusébio, apresentando aos pimpolhos algumas árvores como o Bacumixá, parente do Sapoti, o Barbatimão (que "acocha" as mulheres), o Batiputá que produz um óleo riquíssimo outrora explorado, o Cajueiro-bravo cuja casca é medicinal para inflamações, o Mulungu, as Ubaias, a Murta, as árvores de manguezal, Mangue-vermelho, Mangue-preto, Mangue-branco, Mangue-de-botão, o Pirrixio que é uma erva que só ocorre nos salgados/apicuns............