sábado, 31 de dezembro de 2011

Em busca de Árvores nativas

Por Bruno Ary, com inserções)


No dia 29 de novembro, o Movimento Pro-árvore representado por Bruno Ary e Leonardo Jales, visita o Horto Municipal de Fortaleza, localizado no Passaré, com o objetivo de apresentar o Movimento e nossos objetivos para a administração do local, obter informações sobre quais mudas de nativas estão disponíveis, e qual será o procedimento para futuramente obtermos mudas de árvores, visando seu uso em ações de plantio nas calçadas e outras áreas da cidade.
A conversa foi positiva, e saímos de lá munidos de várias mudas de Pau-ferro e Jucá (Libidibia ferrea)), Freijorge (Cordia trichotoma), Mofumbo (Combretum), Oiti (Licania tomentosa), Oiticica (Licania rigida), Pau-pombo/Catauva (Tapirira guianensis), Angico (Anadenanthera colubrina), Caraúba (Tabebuia aurea), Limãozinho (Zanthoxylum rhoifolium), Ingá (Inga) e Jenipapo (Genipa americana).

Algumas mudas serão plantadas pelo Leo no centro da cidade, outras Bruno plantará no Cumbuco.
6 mudas serão plantadas na calçada do Ideal Clube, na Praia de Iracema, e foram doadas pelos sócios Bruno, Leo e Aziz, sendo a contribuição do Pró-Árvore para o programa Bosque Ideal, que está sendo desenvolvido no clube e conta com doações de mudas de árvores por diversos sócios para melhorar a arborização do local.

No programa já haviam sido plantados, Ipês, Paus-mulatos, Jacarandá = Caroba (Jacaranda brasiliana), Flamboyant (Delonix regia)  e diversas palmeiras.

Nós do Pró-Árvore contribuímos com um Angico, uma Caraúba, um Freijorge, uma Ingazeira, um Jucá e uma Oiticica, incrementando a diversidade de nativas no clube.

                                                              Caraúba (Tabebuia aurea)

Valeu moçada do Pró-Árvore, afinal como dizia a antiga carta "em se plantando, tudo dá" !!!!!!!!

sábado, 17 de dezembro de 2011

7a. Ida ao Mato - Serra do Juá

No dia 27.11 foi a vez da 7a. Ida ao Mato do Pró-Árvore, desta feita  iniciamos a desvendar os mistérios da serra do Juá, em Caucaia, com cerca de 600 m.s.m
A serra foi muito devastada como é bem comum no Ceará, mas apesar disto contém fragmentos de Mata Atlântica, junto à Fortaleza, ou seja algo por demais interessante que deveria se tornar uma Unidade de Conservação !

Paramos na Igreja do lugar, para nos benzer...............

Fotos: Aziz Ary

Na parte inferior da serra a árvore mais marcante, e que foi poupada do corte, a Cajazeira (Spondias mombin)

Vimos uma Liana curiosa, parecida, de longe com um maracujá  mas que não foi possível coletar por estar bem alto...............daí voltei lá em 24.12 e a coletei.....................não era maracujá e sim um Solanum !
De acordo com o especialista, de MG, Leandro Giacomin, a espécie não era conhecida no Nordeste ! Uma descoberta nova, via Pró-Árvore !




Cassia ferruginea que tem flores em cachos pendentes como a Chuva-de-ouro (Cassia fistula), sua parente exótica.................




Fruto de Massaranduba (Manilkara rufula)








Dentre as principais árvores presentes no topo da serra, a Massaranduba (Manilkara rufula) encontrada apenas em regiões serranas do Nordeste, Piroá (Basiloxylon brasiliensis), uma das árvores mais altas do Ceará, alcançando 30m; Pau-jangada (Cordia toqueve), Ipê-amarelo (Handroanthus serratifolius)
outras árvores que desconhecemos o nome popular como uma Cupania e várias outras a serem coletadas para identificação. Nas áreas ensolaradas, na sucessão secundária se destaca o Camunzé (Albizia polycephala) e o Torém (Cecropia palmata). Em plena floração se destacava ao longe um Ingá-de-bucha (Lonchocarpus sericeus).
Epífitas mais abundantes eram as bromélias (Aechmea aquilega), Guzmania e Tillansia usneoides.
_______________________________
Fotos: Antonio Sérgio.....











                                                                   Barriguda - Ceiba glaziovii




                                                                Irmanados pelas árvores





Enfim, o Pró-Árvore sai na frente ao conhecer e descrever a vegetação e flora da serra do Juá, um grande contributo, com o acúmulo de dados posteriores, para a ciência biológica, para o Ceará e para o Brasil.

Um aplauso pra estas árvores que ainda resistem, apesar de tudo, lá no Juá !

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pró-Árvore no programa Rádio Debate

Dia 25.11 estivemos na nossa querida Rádio Universitária FM para gravação do excelente programa Rádio Debate (um dos melhores do país) capitaneado pelo grande jornalista e apresentador Agostinho Gósson do qual sou um grande admirador.

Satisfação enorme estar ladeado com os amigos do Pró-Árvore e o Agostinho, nesta maravilhosa rádio.
Na produção, Raquel Chaves que já se juntou a nosso grupo do Facebook.
Falamos de nossas ideias e intenções, da importância das áreas verdes, do descaso com nossa arborização, de nossas plantas nativas, tão desconhecidas..............
Também falamos que nosso Movimento vem do CORAÇÃO, é necessário sentir no que toca a trabalhar com arborização, no que toca ao respeito à NATUREZA e à coisa pública.

Sobre a distância entre o que se estuda nos colégios e Universidades em relação à nossa realidade natural, pois bem conhecemos Elefantes e Ursos, mas em geral desconhecemos a existência de Mocós (Kerodon rupestris) e Punarés (Thrichomys apereoides) além de vários gatos selvagens (Leopardus) que ainda sobrevivem em ermas paragens do Ceará. E as árvores ? Pouco se estuda sobre quais são elas, nas ruas ou nas matas, e só se preserva o que se conhece !












Estiveram presentes os 3 do "Pró-rádio" Eu, Leo Jales e Luiz Cabral. Falamos que só. Foi MASSA !
Nossa segunda participação em rádio em dois meses de Movimento, ô moçada quente !

O programa foi ao ar dia 29.11 e a Raquel gentilmente pôs um link para baixar a gravação na nossa página do Facebook.
Divulgamos também o dia e horário do nosso Segundo ENCONTRO - dia 11.12.11 às 15:00 h no Passeio Público.


Parabéns a todos que fazem e farão parte deste grande MOVIMENTO !

domingo, 4 de dezembro de 2011

Em defesa da Arie do Cocó III

Em 23 de novembro estivemos presentes na Câmara Municipal no ato de apoio à manutenção da Lei que cria a Arie das Dunas do Cocó, novamente ameaçada com a possibilidade de revogação e contra as emendas ao Plano Diretor no sentido de permitirem mais construções no entorno.

Mas a pressão popular valeu e vencemos - a ARIE continua !

O vereador João Alfredo fez um belo discurso e somado a tantos que querem o bem de nossa cidade, mostrou que estamos de olho e prontos a agir !
O parlamentar entregou a Mesa Diretora da Casa um abaixo-assinado, com 5.185 assinaturas, contrário à emenda 001/11. “A Câmara não irá se submeter aos especuladores e manterá a altivez quando votou a matéria em 2009”.









Após um longo debate, o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza rejeitou, por 28 votos contrários e 6 favoráveis, a emenda nº 001/11 de autoria da vereadora Magaly Marques (PMDB), ao Projeto de Lei Complementar nº 003/11 que altera o Plano Diretor de Fortaleza. A decisão, tomada na manhã desta quarta-feira, preservou os efeitos da Lei nº 9.502/09, que criou a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Dunas do Cocó.

Lá os camisas-verdes fizeram a vez !

Aproveitamos para interagir com grandes ambientalistas Aguinaldo Aguiar e Liliane do movimento Pró-parque Rachel de Queiroz dentre outros.